domingo, 6 de junho de 2010

O santo e a porca

0 comentários


                Clássicos e mais clássicos então presentes por aqui. Para quem irá prestar vestibular em Natal, “O santo e a porca” do autor Ariano Suassuna é uma das obras literárias requisitadas para a prova de Literatura.
                Para quem irá ler este livro, além de estar aprendendo também irá dar boas risadas. A história é bem enrolada, e de vez em quando você pode até se perder entre os personagens, que na verdade nem são tantos, mas por ser uma peça teatral, do gênero comédia, e a todo instante os nomes aparecem enfileirados antes das falas, você terá que recordar quem é quem naquele amontoado de palavras.
                O livro relata a história do avarento senhor Eurico, que apesar de ser pobre tem a sensação de que poderá ser roubado a qualquer momento, isto porque, ele possui uma “porca”, herdada como herança, onde nela ele guarda todo o seu dinheiro acumulado. Todos que se aproximam dele, gera desconfiança no Euricão (como é tratado no livro), pois ele sempre acha que terceiros estão interessados em sua porca, que na verdade, ninguém sabe o que há dentro dela.
                Toda essa sua desconfiança se agrava, quando ele recebe uma carta de Eudoro Vicente, avisando-lhe que irá fazer uma visita e irá pedir o seu bem mais precioso. Eurico acha que Eudoro irá roubá-lo, pedir dinheiro emprestado e acaba gerando um maior mal entendido; onde na verdade, a intenção de Eudoro é pedir a mão de sua filha, Margarida, em casamento. A partir daí, tudo se complica mais ainda, com a ajuda da personagem Caroba, tudo isso se tornará uma verdadeira confusão.
                Mas, não irei contar tudo, porque isso irá tirar todo o prazer de ler e se surpreender. Ao lê-lo, você terá lembranças do “Auto da Compadecida”, também de Ariano Suassuna, pois o “O santo e a porca” serviu de base para criar esta microssérie. E em 2000, foi adaptada para “Brava Gente”, um especial apresentado na Rede Globo.

               Aqui, apresenta-se uma parte do segundo ato da obra:



By: Briisa