segunda-feira, 10 de maio de 2010

O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus

0 comentários

Semana passada, me pediram para que, quando eu fosse falar de cinema no blog, que fosse sobre algum filme que tivesse pouca divulgação. Aquele tipo de filme que quando você vê em cartaz, você simplesmente não assiste por não saber do que se trata.
                Dando uma olhadinha nos cartazes do cinemark aqui de Natal, eu notei que nenhum dos filmes deixou de ser muito BEM divulgado. Então recorri a um amigo que sempre baixa os filmes antes deles estrearem (não façam isso, é muito feio). Foi assim que encontrei O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus, que, apesar de ser o último trabalho do saudoso Heath Ledger, não foi muito divulgado por aqui.
                Resolvi assistir o filme e estou surpresa. Como um filme tão bom pode ter tão pouca publicidade? Na semana seguinte, como se lendo os meus pensamentos, o pessoal da Veja fez uma crítica ao filme.
                Vamos à sinopse. O filme conta a história de Dr. Parnassus (dã), um imortal dono de uma trupe circense. Acontece que, para ser imortal, o Dr. Parnassus (o ótimo Christopher Plummer que está a cara do Dumbledore) fez um pacto com o diabo para ser imortal, prometendo=lhe sua filha Valentina, quando ela completasse 16 anos. Acontece que a data está próxima, e Dr. Parnassus precisa de ajuda para livrar a sua filha de tal destino. Aí aparece o misterioso Tony que o convence a ajudar Valentina enquanto flerta (que palavra velha) com a mesma. A verdade, é que Tony está tentando escapar do próprio destino, e não ajudar.
                O tom fantástico do filme fica por conta do espelho de Dr. Parnassus que é a porta para um mundo surreal de onde Tony passa a ir e vir.
                Lembra que eu disse que este foi o último trabalho de Ledger? O ator morreu no meio das filmagens e isso teria acabado com o filme, se o diretor não fosse tão criativo. Tony (Heath Ledger) muda de aparência quando entra no espelho. É aí que entram em cena Johnny Depp (OMG), Jude Law e Colin Farrel que assumem o papel de Tony toda vez que ele retorna do espelho.


Grande sacada não acham? Ledger foi incrível neste filme, não to bom quanto o Coringa, mas muito bom. Achei que Depp e Law ficaram meio que tentando imitá-lo, já que o personagem era dele, o que não deu tão certo. A boa atuação mesmo fica com Ferrel, que mesmo sendo o mesmo personagem que os outros, conseguiu imprimir originalidade.
                O filme nos dá uma boa lição de moral, mas foge do clichê. Em uma escala de 0 a 10 eu daria 8,5 fácil (nem tudo é perfeito). Gostei também da cenografia e os figurinos são incríveis. Mas isso é um post a parte. Vou encerrando por aqui, porque já escrevi demais! HAHA’
O filme estreou dia 7 de Maio, mas aqui em Natal nada.




By: Taay