segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A Irmã de Ana Bolena

0 comentários

Oi galerë! ;) Eu tava sumida mas num morri não! HAHA, a facul nem começou, mas já to cheia de coisas p fazer. Mas enfim, vamos deixar de conversa fiada. Eu tava ficando louca semana passada sem nada pra ler. Louca mesmo, quase tive uma crise de ansiedade, ler pra mim é vício literalmente. Com dó do meu estado, a bondosa amiga da minha mãe que é quase um biblioteca ambulante me emprestou um livro que eu to a fim de ler faz um tempo já: A Irmã de Ana Bolena (The Other Boleyn Girl) da inglesa Philippa Gregory.

O livro é um romance histórico, mas não apenas no sentido de que se passa numa época diferente. O livro é baseado em fatos reais. Baseado na história da família Bolena na corte do rei Henrique VIII. É uma história que fala mais ou menos até onde pode chegar a ambição humana. E do como as mulheres não tinham voz alguma naquela época.

A narradora da história é Maria. A irmã Bolena mais nova, que conta, como num diário, seu dia-a-dia na corte inglesa. Ela casara-se com doze anos de idade por imposição dos pais e agora, aos quatorze, eles trazem de volta da corte francesa Ana, para fazer um casamento para ela também. Entretanto, o rei Henrique VIII passa a se interessar pela doçura de Maria, mesmo sendo casado com a rainha Catarina.

A família Bolena (incitados por Ana) praticamente empurra Maria para a cama do rei para conseguir mais títulos. Os anos se passam e a rainha Catarina não consegue dar um filho homem o que deixa o trono sem herdeiro. O rei agora passa a se interessar mais por Ana Bolena e, quando sua família percebe tal fato a faz dar prosseguimento ao plano e também se tornar sua favorita.

Acontece que Ana era bem mais esperta e bem mais ambiciosa do que Maria. Ela convence o rei a tentar se divorciar de Catarina e ficar com ela. Foi assim que surgiu o primeiro divórcio na Inglaterra e assim que Henrique VIII, por não ter o apoio da Igreja Católica, fundou a Igreja Anglicana. Querem saber o que aconteceu com Maria depois? E com Ana? Terão que ler o livro que mesmo tendo pouco mais de 600 páginas dá tanta ansiedade para saber o final que você lê bem rapidinho. Só posso dizer que é maravilhoso.

Autor: Philippa Gregory

Editora: Record

Categoria: Literatura Estrangeira / Romance

Nº de Páginas:626

Ah! O filme ganhou uma adaptação para o cinema. "A Outra" não é exatamente igual ao livro, é uma adaptação e eu estou louca pra assistir. Aí vai o trailer.