sexta-feira, 30 de abril de 2010

Clássicos: Dom Casmurro

0 comentários



            Dando início ao sub-tema dos livros clássicos, começo por aquele que considero o melhor de todos, “Dom Casmurro” de Machado de Assis. Acredito que a maioria das pessoas já leram este livro, já ouvi de alguns que considera-o chato, eu discordo totalmente. Não precisei lê-lo para o vestibular, este foi adotado na escola há dois anos pelo meu professor de Literatura. Depois de ter lido o mesmo, ainda assisti o seriado na Globo, “Capitu”, no qual deu vida as páginas que eu havia folheado.
            Para quem não leu, ou leu e não se recorda, vou tentar resumir a história, não lembro com detalhes, mas algo não escapou da memória.
            Dona Glória não conseguia engravidar, tentou várias vezes, mas não conseguia um resultado satisfatório, por ser muito religiosa, fez uma promessa a Deus: se conseguir engravidar, e este filho for homem, ela fará dele padre. És então que D. Glória consegue, nasce Bentinho, fruto de sua fé.
            Bentinho cresce, torna-se adolescente e apaixona-se por sua vizinha também jovem, Capitu, eles se aproximam cada vez mais. Á uma certa altura deste “relacionamento” um tanto infantil, a mãe de Bentinho informa-o que ele precisa ir ao Seminário, já que esta é uma promessa dela. Ele e Capitu não sabem o que fazer, não querem se separar, mas por insistência da mãe e por não ter outra saída, ele vai tornar-se padre, mas com a promessa a Capitu que conseguirá sair do Seminário o quanto antes.
            Pois bem, adiantamo-nos um pouco mais na história para que o post não fique imenso, como o próprio Bentinho diz no livro: “Pois sejamos felizes de uma vez, antes que o leitor pegue em si, morto de esperar, e vá espairecer a outra parte; casemo-nos”.
Bentinho sai do Seminário, um homem feito, praticamente, e reencontra Capitu, eles se casam. Assim como a mãe de Bentinho, o casal tenta por várias vezes gerar um filho, e depois de um certo tempo, surge Ezequiel, a maior perturbação da vida de Bentinho, já que o menino começa a ter as feições de Escobar, o seu melhor amigo, e é assim que ele começa a desconfiar de Capitu, acusando-a de adultério. Escobar é um bom nadador, mas por ironia, morre afogado, neste caso não se sabe ao fim do livro se houve mesmo ou não adultério da parte de Capitu, eles se separam, mas ela nada relata sobre o assunto. O próprio Bentinho pensa em matar o filho. Ezequiel cresce, torna-se homem e já não mora mais com os pais, que agora estão separados, ele retorna para rever o pai, e para Bentinho, o filho é idêntico a Escobar. Mas, Ezequiel em uma de suas viagens para estudar, acaba morrendo, e o Dom Casmurro (Bentinho) acaba sozinho na vida.

Esta foi uma tentativa de resumir “Dom Casmurro”, deixe aqui sua dica para o próximo clássico.

By: Briisa

A voz dos perdedores

1 comentários

Eu tentei, bem que tentei não falar sobre o tema do post de hoje, mas não teve jeito, a minha paixão por séries e a falta de criatividade com o tema música me pegou de vez.
Glee é a série teen mais bombada do momento. E eu simplesmente AMO a série desde que comecei a assisti-la no fim do ano passado.  Aposto que a maioria de vocês, caros leitores, já pelo menos ouviu falar desta série porque a divulgação foi farta aqui no Brasil.
Porém, sempre há um desavisado né? Então vou explicar vagamente sobre a série. Glee é uma série no estilo comédia musical que foca na tentativa do professor de espanhol Will Schuester de reeguer o coral da escola, o “Glee Club”, que ele fez parte na adolescência. Poucos alunos se interessam apenas os bons e velhos “losers” entram para o clube e viram piada por causa disso. A escola não tem condições de manter o coral, a não ser que eles ganhem o campeonato.
 A partir daí a coisa se desenrola. Com personagens cativantes, uma vilã impagável (Sue Sylvester, a treinadora das chearleaders é um dos melhores personagens), e muita música a série conquistou o mundo. As versões de músicas famosas como “Take a Bow” da Rihanna e “Halo” da Beyoncé são ótimas já que praticamente todo o elenco é formado por atores-cantores. Aliás, a série é toda musical.
Eles voltaram recentemente do hiato (uma pausa na temporada para o fim do ano)e acabou de sair o episódio 16 da primeira temporada, ou seja, quem nunca assistiu não perdeu taaanta coisa assim, dá pra baixar ou assistir as reprises na TV a cabo facilmente.
Com só esse tempinho de vida, a série já ganhou o Globo de Ouro além de outras premiações para a TV. Recentemente também houve um episódio especial em homenagem à Madonna. “The Power Of Madonna”, mesmo sendo só um filler (para quem não sabe, filler é um episódio em séries ou animes que não tem relevância para a história, é tipo um ‘episódio especial’) foi um grande sucesso e agradou muito aos fãs (eu inclusive).
A série já conta com 2 CDs de trilha sonora e o terceiro já está quase saindo. Se você não conhece, corra atrás, se você já tinha ouvido falar mas nunca tinha assistido, assista, se você assiste e gosta, ótimo, eu amo você e se você assistiu e não gostou, problema seu! HAHA



A maior fonte sobre a série no Brasil é o site Glee Brasil (dã)

Abaixo o vídeo de divulgação do primeiro episódio da série (não achei com legenda em português, foi mal galera)

PS: Juro que eu faço um post menor próxima vez, é que hoje eu me empolguei legal.

By: Taay