terça-feira, 23 de março de 2010

Literatura Juvenil

 


            Hoje iremos tratar de literatura, minha dica refere-se a um livro que apesar de ser destinado pra o público juvenil, não é tão bobinho como se pode imaginar, chama-se “Soul Love – À noite o céu é perfeito” de Lynda Waterhouse.
                A história fala de um garota, chamada Jenna, que é expulsa da escola, apesar de não ter culpa de nada, ela assume tudo sozinha, quando na verdade seus amigos é que tramaram tudo, eles roubaram o cartão de crédito de uma professora e fizeram compras, Jenna insistia pra não dar continuidade a esta “brincadeira”, mesmo assim, seus “amigos” levaram a diante.
                Ao descobrir tudo, a mãe de Jenna resolve mandá-la para o interior, uma cidadezinha tediosa, para morar com uma tia. Nesta cidade, ela conhece Gabe, um rapaz cheio de mistério, melancólico e reservado. Inevitavelmente, ela se apaixona por ele e se envolvem. Gabe apresenta a Jenna um céu noturno, sem nuvens e bastante estrelado, eles passam a se encontrar assim, de forma bastante romântica, unindo música e poesia.
                Entretanto, há uma menina no caminho deste casal, chamada Cleo, que tenta impedir de todas as formas que Jenna e Gabe se envolvam cada vez mais. Ela (Cleo), sentia-se com mais direitos, já que conhece Gabe há mais tempo, desde criança, e escondem juntos um segredo que pode arruinar a vida social dos dois. Jenna não entende a proximidade de Cleo e Gabe, eles são íntimos demais, parecem namorados, isso começou a intrigá-la.
                Depois de um certo tempo, Jenna acaba descobrindo que Gabe e Cleo são portadores do vírus HIV, por isso, eles eram tão próximos, um entendia a dificuldade do outro, e eles haviam prometido que seriam amigos para sempre, que um cuidaria do outro, para que a doença não culminasse nenhum dos dois. Jenna ficou pasma com o que soube, sabia que havia ficado muito próxima da doença, e que poderia adquiri-la, pensou em se afastar de Gabe, mas pensou bem e continuou sua vida ao lado dele.
                Pode parecer bem imatura a história, já que é um livro de literatura juvenil, mas nos passa uma grande mensagem. Nós sabemos que no mundo de hoje o preconceito ainda está em grande quantidade, e ao descobrir que algum indivíduo tem uma doença contagiosa, outros que o cercam acabam se distanciando, no caso de Jenna, ela foi corajosa, deixou o preconceito de lado e continuou ao lado de quem a fazia bem, é um belo exemplo de vida.

Gostaram da dica? :)

By: Briisa

2 comentários:

Cecília disse...

Que história liiiiiiiinda!

Deu vontade de ler! :D

Taay e Briisa disse...

Realmente, é uma bela história. Do início ao fim há um misto de romance, suspense, dramas, conflitos. Maravilhoso! :)